O grande atrativo do baralho é sua adaptabilidade, podendo ser jogado de inúmeras formas. Os jogos podem ser simples, indicados para crianças (rouba monte, burro, mico, etc) ou jogos de extrema dificuldade, como gim, buraco, bridge (este considerado o xadrez dos jogos de cartas), etc. Podem ainda dar margem a jogos emocionantes, como o pôquer ou o truco.
Se ampliarmos um pouco o nosso olhar, veremos que as cartas se prestam a adivinhações, leitura de sorte e mágicas. Poucos objetos tem tanta utilidade assim.
Tradicionalmente, cada "rei" no baralho representa um grande Rei ou Imperador da História mundial. Assim: o rei de espadas seria o Rei David de Israel; o rei de paus seria Alexandre Magno; o rei de copas Carlos Magno e o rei de ouros representaria Júlio César, Imperador Romano.
Já para os naipes do baralho, uma interpretação interessante é a que encontrei no best-seller "O Código Da Vinci". No livro, o autor Dan Brown, afirma que os naipes do baralho moderno derivam do Tarô e seriam simbolos ligados ao "Santo Graal":
- Espadas - facas, simbolizando a lâmina e o "masculino".
- Copas - taças, simbolizando o cálice e o "feminino"
- Paus - cetros, a linhagem real, o bastão florescente
- Ouros - pentagramas, a "deusa" e o sagrado feminino
As cartas podem ser feitas do mais ordinário papelão, de papel plastificado ou mesmo de plástico. Mas inegável a sua versatilidade. O formato é mundialmente conhecido: 52 cartas retangulares, com o verso absolutamente igual.
As cartas de tem valores de 1(o Ás, que também pode ser a última carta) até o 10, vindo em seguida as cartas com letras, o "J", valete, a "Q", dama e o "K", o rei. São divididas em 4 naipes, habitualmente conhecidos como paus e espadas (de cor preta, simbolizados por uma "arvore" e uma "espada" estilizada, respectivamente"), e ouros e copas ( um losango e um coração, respectivamente) de cor vermelha.
A combinação destas cartas, normalmente em seqüências, cria as possibilidades dos diversos jogos.
Alguns jogos permitem ainda o uso do "coringa", uma carta sem valor fixo, que pode substituir qualquer outra.
0 comentários:
Postar um comentário